2ª Graduação entre 12 e 30 meses com 3220 horas.
Descubra o melhor curso para você com EAD Inside!
Matriz Curricular
Módulos | Disciplinas | Carga horária | |
---|---|---|---|
1 | Módulo I – DESAFIOS DA EDUCAÇÃO – 4 meses | 300h | |
1» 1 | História da Educação | 40h | |
1» 2 | Psicologia Aplicada a Educação | 40h | |
1» 3 | Pensamento Critico e Comunicação | 40h | |
1» 4 | Didática | 40h | |
1» 5 | Sociologia e Filosofia da Educação | 40h | |
1» 6 | Meio Ambiente e Sustentabilidade | 40h | |
1» 7 | Projeto Multidisciplinar – Desafios da Educação | 60h | |
2 | Módulo II – CURRÍCULO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS – 3 meses | 300h | |
2» 1 | Projeto Pedagógico: Concepções e Fundamentos | 40h | |
2» 2 | Vídeo Streaming e Software Educacional | 40h | |
2» 3 | Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS | 40h | |
2» 4 | Currículo: Fundamentos, Cultura e Historia | 40h | |
2» 5 | Pesquisa e Prática de Docência: Recursos Pedagógicos | 40h | |
2» 6 | Gestão de Projetos | 40h | |
2» 7 | Projeto Multidisciplinar – Currículo e Tecnologias Educacionais | 60h | |
3 | Módulo III – NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM COGNITIVA – 3 meses | 300h | |
3» 1 | Psicomotricidade | 40h | |
3» 2 | Neurociência e Aprendizagem | 40h | |
3» 3 | Ética, Cidadania e Responsabilidade Social | 40h | |
3» 4 | Educação e Criatividade | 40h | |
3» 5 | Teorias da Aprendizagem | 40h | |
3» 6 | História e Cultura Afro-brasileira e Indígena | 40h | |
3» 7 | Projeto Multidisciplinar – Neurociência e Aprendizagem Cognitiva | 60h | |
4 | Módulo IV – HISTÓRIA DO BRASIL – 4 meses | 420h | |
4» 1 | História do Brasil: Monarquia | 40h | |
4» 2 | História do Brasil: Colonial | 40h | |
4» 3 | Metodologia do Trabalho Acadêmico | 40h | |
4» 4 | História do Brasil: República | 40h | |
4» 5 | História do Brasil: Contemporâneo | 40h | |
4» 6 | Crescimento e Desenvolvimento Humano | 40h | |
4» 7 | Projeto Multidisciplinar – História do Brasil | 60h | |
4» 8 | Estágio Supervisionado em Planejamento e Observação do Espaço Escolar – História | 100h | |
5 | Módulo V – HISTÓRIA GERAL – 4 meses | 400h | |
5» 1 | História Antiga | 40h | |
5» 2 | História Medieval | 40h | |
5» 3 | Legislação da Educação Básica e Políticas Públicas | 40h | |
5» 4 | História Moderna | 40h | |
5» 5 | História Contemporânea: Tendências e Debates | 40h | |
5» 6 | Estudos Socioantropológicos | 40h | |
5» 7 | Projeto Multidisciplinar – História Geral | 60h | |
5» 8 | Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental Anos Finais – História | 100h | |
6 | Módulo VI – AMÉRICA E ÁFRICA – 4 meses | 400h | |
6» 1 | Historiografia Geral e Brasileira | 40h | |
6» 2 | História da América Pré-colonial e Colonial | 40h | |
6» 3 | Fundamentos e Metodologia do Ensino Fundamental e Médio | 40h | |
6» 4 | História da América Independente | 40h | |
6» 5 | História da África | 40h | |
6» 6 | Direitos Humanos e Diversidade | 40h | |
6» 7 | Projeto Multidisciplinar – América e África | 60h | |
6» 8 | Estágio Supervisionado no Ensino Médio I – História | 100h | |
7 | Módulo VII – TEMAS TRANSVERSAIS EM HISTÓRIA – 5 meses | 500h | |
7» 1 | História da Arte | 60h | |
7» 2 | História da Ciência | 60h | |
7» 3 | Metodologias Ativas | 60h | |
7» 4 | História da Cultura | 60h | |
7» 5 | Patrimônio Histórico e Cultural | 60h | |
7» 6 | Educação Profissional e Empresarial | 40h | |
7» 7 | Projeto Multidisciplinar – Temas Transversais em História | 60h | |
7» 8 | Estágio Supervisionado no Ensino Médio II – História | 100h | |
8 | Módulo VIII – EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL – 6 meses | 600h | |
8» 1 | Metodologia de Ensino da Educação de Jovens e Adultos | 40h | |
8» 2 | Ensino em Educação à Distância | 40h | |
8» 3 | Desenvolvimento Pessoal e Negociação | 60h | |
8» 4 | Pedagogia de Projetos na Era Digital | 40h | |
8» 5 | Mídia e Educação – Projeto | 40h | |
8» 6 | Seminário Interdisciplinar | 60h | |
8» 7 | Projeto Multidisciplinar Final de História e Trabalho de Conclusão de Curso | 240h | |
TOTAL | 3220 horas |
Objetivos do Curso
O curso de Licenciatura em História é uma excelente opção para profissionais que já possuem outras formações em bacharelado, tecnólogo ou licenciatura e desejam se especializar no ensino de História. Essa formação não apenas aprofunda o conhecimento sobre o passado humano, mas também abre diversas oportunidades de atuação em diferentes contextos educacionais e culturais.
Público-Alvo
Este curso é destinado a:
- Bacharéis de áreas como Ciências Sociais, Filosofia, Educação ou Comunicação, que buscam uma formação complementar que enriqueça seu perfil acadêmico e profissional.
- Tecnólogos que atuam em setores como Turismo, Patrimônio Cultural e Mídia, e desejam adquirir uma compreensão mais profunda sobre a História e sua relevância.
- Licenciados em outras disciplinas que querem diversificar suas carreiras, ingressando no ensino de História e contribuindo para a formação de novas gerações.
Estrutura do Curso
O currículo da Licenciatura em História é projetado para oferecer uma formação abrangente e integrada, incluindo disciplinas como:
- Teorias da História
- Metodologia de Ensino de História
- História Antiga, Medieval e Moderna
- História do Brasil
- Patrimônio Cultural e História Local
- Pesquisa Histórica e Análise de Fontes
Os alunos são incentivados a participar de atividades práticas, como visitas a museus, elaboração de projetos de pesquisa e simulações de aula, que enriquecem sua formação e os preparam para os desafios da sala de aula.
Benefícios para o Mercado de Trabalho
- Aperfeiçoamento Profissional: A formação em História oferece uma base sólida em conteúdos e práticas pedagógicas, aumentando a empregabilidade em escolas de educação básica, cursos pré-vestibulares e instituições de ensino superior.
- Diversificação de Oportunidades: Graduados podem atuar em diferentes contextos, como professores de História, pesquisadores, consultores em projetos culturais, educadores em museus e gestores de patrimônio histórico.
- Desenvolvimento de Habilidades Analíticas: O curso desenvolve competências em análise crítica, pesquisa e interpretação de dados históricos, habilidades que são altamente valorizadas em diversas profissões.
- Valorização no Mercado: Professores de História são essenciais para a formação cidadã, e sua atuação é cada vez mais reconhecida em um contexto onde a educação de qualidade é prioritária.
- Interdisciplinaridade: O curso integra conhecimentos de áreas como Sociologia, Geografia e Educação, formando profissionais que compreendem a complexidade do ensino de História e sua aplicação em diferentes contextos.
- Impacto Social: Ao se formar em História, os graduados desempenham um papel fundamental na formação de cidadãos críticos e conscientes, promovendo a reflexão sobre o passado e sua influência no presente e futuro.
O curso de Licenciatura em História é uma escolha estratégica para aqueles que buscam uma segunda graduação que complemente sua formação anterior e abra novas portas no mercado de trabalho. Com um currículo dinâmico e voltado para a prática pedagógica, o curso prepara os alunos para se tornarem educadores competentes e inspiradores, prontos para enfrentar os desafios do ensino da História. Se você deseja aprofundar seu conhecimento histórico e fazer a diferença na vida de seus alunos, essa é a oportunidade ideal para transformar sua carreira e impactar positivamente a educação.