2ª Graduação entre 12 e 30 meses com 3400 horas.
Descubra o melhor curso para você com EAD Inside!
Matriz Curricular
Módulos | Disciplinas | Carga horária | |
---|---|---|---|
1 | Módulo I – DESAFIOS DA EDUCAÇÃO – 4 meses | 300h | |
1» 1 | História da Educação | 40h | |
1» 2 | Psicologia Aplicada a Educação | 40h | |
1» 3 | Pensamento Critico e Comunicação | 40h | |
1» 4 | Didática | 40h | |
1» 5 | Sociologia e Filosofia da Educação | 40h | |
1» 6 | Meio Ambiente e Sustentabilidade | 40h | |
1» 7 | Projeto Multidisciplinar – Desafios da Educação | 60h | |
2 | Módulo II – CURRÍCULO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS – 3 meses | 300h | |
2» 1 | Projeto Pedagógico: Concepções e Fundamentos | 40h | |
2» 2 | Vídeo Streaming e Software Educacional | 40h | |
2» 3 | Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS | 40h | |
2» 4 | Currículo: Fundamentos, Cultura e Historia | 40h | |
2» 5 | Pesquisa e Prática de Docência: Recursos Pedagógicos | 40h | |
2» 6 | Gestão de Projetos | 40h | |
2» 7 | Projeto Multidisciplinar – Currículo e Tecnologias Educacionais | 60h | |
3 | Módulo III – NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM COGNITIVA – 3 meses | 300h | |
3» 1 | Psicomotricidade | 40h | |
3» 2 | Neurociência e Aprendizagem | 40h | |
3» 3 | Ética, Cidadania e Responsabilidade Social | 40h | |
3» 4 | Educação e Criatividade | 40h | |
3» 5 | Teorias da Aprendizagem | 40h | |
3» 6 | História e Cultura Afro-brasileira e Indígena | 40h | |
3» 7 | Projeto Multidisciplinar – Neurociência e Aprendizagem Cognitiva | 60h | |
4 | Módulo IV – FORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 400h | |
4» 1 | Gestão Educacional: Diretor e Coordenador Pedagógico | 40h | |
4» 2 | Estrutura e Funcionamento de Escolas | 40h | |
4» 3 | Metodologia do Trabalho Acadêmico | 40h | |
4» 4 | Planejamento e Avaliação Educacional | 40h | |
4» 5 | Gestão Educacional: Supervisão e Orientação Educacional | 40h | |
4» 6 | Crescimento e Desenvolvimento Humano | 40h | |
4» 7 | Projeto Multidisciplinar – Gerenciamento Escolar | 60h | |
4» 8 | Estágio Supervisionado I – Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental | 100h | |
5 | Módulo V – FORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 400h | |
5» 1 | Didática e metodologia de ensino para alunos com deficiência | 40h | |
5» 2 | Currículo e Planejamento na Educação Especial | 40h | |
5» 3 | Legislação da Educação Básica e Políticas Públicas | 40h | |
5» 4 | Arte e Educação Especial | 40h | |
5» 5 | Gestão dos Sistemas Educacionais Inclusivos | 40h | |
5» 6 | Estudos Socioantropológicos | 40h | |
5» 7 | Projeto Multidisciplinar – Formação para Educação Especial | 60h | |
5» 8 | Estágio Supervisionado II – Séries Finais do Ensino Fundamental | 100h | |
6 | Módulo VI – METODOLOGIA E ARTE | 400h | |
6» 1 | Acessibilidade e tecnologias Assistivas | 40h | |
6» 2 | Avaliação e Atendimento Educacional de Alunos com Deficiência Mental | 40h | |
6» 3 | Fundamentos e Metodologia do Ensino Fundamental e Médio | 40h | |
6» 4 | Avaliação e Atendimento Educacional de Alunos com Deficiência Visual | 40h | |
6» 5 | Avaliação e Atendimento Educacional de Alunos com Deficiência Física | 40h | |
6» 6 | Direitos Humanos e Diversidade | 40h | |
6» 7 | Projeto Multidisciplinar – Acessibilidade e Avaliação | 60h | |
6» 8 | Estágio Supervisionado III – Ensino Médio | 100h | |
7 | Módulo VII – AVALIAÇÃO E ATENDIMENTO | 500h | |
7» 1 | Avaliação e Atendimento Educacional de Alunos com Surdez | 60h | |
7» 2 | Avaliação e Atendimento Educacional de Alunos com Deficiência Múltipla | 60h | |
7» 3 | Metodologias Ativas | 60h | |
7» 4 | Avaliação e Atendimento Educacional de Alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento | 60h | |
7» 5 | Avaliação e Atendimento Educacional de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação | 60h | |
7» 6 | Educação Profissional e Empresarial | 40h | |
7» 7 | Projeto Multidisciplinar – Avaliação e Atendimento | 60h | |
7» 8 | Estágio Supervisionado IV – Educação Especial para Jovens e Adultos | 100h | |
8 | Módulo VIII – EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL | 600h | |
8» 1 | Metodologia de Ensino da Educação de Jovens e Adultos | 40h | |
8» 2 | Ensino em Educação à Distância | 40h | |
8» 3 | Desenvolvimento Pessoal e Negociação | 60h | |
8» 4 | Pedagogia de Projetos na Era Digital | 40h | |
8» 5 | Mídia e Educação – Projeto | 40h | |
8» 6 | Seminário Interdisciplinar | 60h | |
8» 7 | Projeto Multidisciplinar Final de Educação Especial e Trabalho de Conclusão de Curso | 240h | |
TOTAL | 3200 horas |
O curso
A Licenciatura em Educação Especial é uma excelente escolha para profissionais que já possuem formação em bacharelado, tecnólogo ou licenciatura e desejam aprofundar seus conhecimentos e habilidades em um campo que é cada vez mais relevante e necessário. Este curso não apenas capacita os alunos para atuar na educação de pessoas com necessidades especiais, mas também oferece uma série de benefícios que podem enriquecer suas trajetórias profissionais.
Objetivos do Curso
O curso de Licenciatura em Educação Especial tem como principal objetivo preparar educadores para trabalhar com estudantes que apresentam diferentes tipos de deficiência e dificuldades de aprendizagem. A formação abrange a compreensão das necessidades específicas desses alunos, metodologias de ensino inclusivas, e estratégias de intervenção pedagógica. Além disso, promove a conscientização sobre a importância da inclusão social e educacional.
Benefícios do Curso
- Valorização da Inclusão: O curso capacita os profissionais a desenvolver práticas inclusivas, garantindo que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade. Isso é fundamental em um cenário onde a inclusão é uma diretriz essencial nas políticas educacionais.
- Ampliação de Habilidades: A formação em Educação Especial proporciona habilidades específicas, como a elaboração de adaptações curriculares, uso de tecnologias assistivas e estratégias de ensino diferenciadas. Essas competências são altamente valorizadas no mercado de trabalho e podem ser aplicadas em diversos contextos.
- Demanda Crescente: A necessidade de educadores especializados em Educação Especial está em ascensão. Com o aumento da conscientização sobre a importância da inclusão, escolas e instituições educacionais buscam profissionais capacitados para atender às demandas de estudantes com necessidades especiais.
- Integração com Outras Áreas: Profissionais com formações diversas, como Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional ou áreas da Saúde, podem se beneficiar da Licenciatura em Educação Especial, integrando conhecimentos e oferecendo um suporte mais abrangente aos alunos.
- Contribuição Social: Trabalhar na Educação Especial é uma maneira de impactar positivamente a vida de alunos e suas famílias. A formação permite que o educador desempenhe um papel fundamental na promoção da igualdade de oportunidades, ajudando a construir uma sociedade mais justa e inclusiva.
- Possibilidade de Atuação em Diversos Ambientes: O licenciado em Educação Especial pode atuar em diferentes contextos, como escolas regulares, instituições especializadas, programas de apoio, e até mesmo na área de consultoria e formação de profissionais.
A Licenciatura em Educação Especial representa uma oportunidade enriquecedora para aqueles que desejam se especializar em um campo essencial para o desenvolvimento social e educacional. Ao proporcionar um currículo abrangente e focado na inclusão, este curso não apenas amplia as competências dos alunos, mas também os posiciona como agentes de transformação em um cenário educacional em constante evolução. A formação em Educação Especial é, portanto, uma escolha que beneficia tanto o profissional quanto a sociedade como um todo.