2ª Graduação entre 12 e 30 meses com 3220 horas.
Descubra o melhor curso para você com EAD Inside!
Matriz Curricular
Módulos | Disciplinas | Carga horária | |
---|---|---|---|
1 | Módulo I – DESAFIOS DA EDUCAÇÃO – 4 meses | 300h | |
1» 1 | História da Educação | 40h | |
1» 2 | Psicologia Aplicada a Educação | 40h | |
1» 3 | Pensamento Critico e Comunicação | 40h | |
1» 4 | Didática | 40h | |
1» 5 | Sociologia e Filosofia da Educação | 40h | |
1» 6 | Meio Ambiente e Sustentabilidade | 40h | |
1» 7 | Projeto Multidisciplinar – Desafios da Educação | 60h | |
2 | Módulo II – CURRÍCULO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS – 3 meses | 300h | |
2» 1 | Projeto Pedagógico: Concepções e Fundamentos | 40h | |
2» 2 | Vídeo Streaming e Software Educacional | 40h | |
2» 3 | Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS | 40h | |
2» 4 | Currículo: Fundamentos, Cultura e Historia | 40h | |
2» 5 | Pesquisa e Prática de Docência: Recursos Pedagógicos | 40h | |
2» 6 | Gestão de Projetos | 40h | |
2» 7 | Projeto Multidisciplinar – Currículo e Tecnologias Educacionais | 60h | |
3 | Módulo III – NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM COGNITIVA – 3 meses | 300h | |
3» 1 | Psicomotricidade | 40h | |
3» 2 | Neurociência e Aprendizagem | 40h | |
3» 3 | Ética, Cidadania e Responsabilidade Social | 40h | |
3» 4 | Educação e Criatividade | 40h | |
3» 5 | Teorias da Aprendizagem | 40h | |
3» 6 | História e Cultura Afro-brasileira e Indígena | 40h | |
3» 7 | Projeto Multidisciplinar – Neurociência e Aprendizagem Cognitiva | 60h | |
4 | Módulo IV – HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E CÁLCULO – 4 meses | 420h | |
4» 1 | História da Matemática | 40h | |
4» 2 | Cálculo Diferencial | 40h | |
4» 3 | Metodologia do Trabalho Acadêmico | 40h | |
4» 4 | Cálculo Integral | 40h | |
4» 5 | Trigonometria | 40h | |
4» 6 | Probabilidade e Estatística | 40h | |
4» 7 | Projeto Multidisciplinar – História da Matemática e Cálculo | 60h | |
4» 8 | Estágio Supervisionado em Planejamento e Observação do Espaço Escolar – Matemática | 100h | |
5 | Módulo V – COMPONENTES ESSENCIAIS PARA MATEMÁTICA – 4 meses | 400h | |
5» 1 | Estatística Avançada | 40h | |
5» 2 | Introdução à Análise | 40h | |
5» 3 | Legislação da Educação Básica e Políticas Públicas | 40h | |
5» 4 | Álgebra | 40h | |
5» 5 | Séries e Equações Diferenciais | 40h | |
5» 6 | Estudos Socioantropológicos | 40h | |
5» 7 | Projeto Multidisciplinar – Componentes Essenciais para Matemática | 60h | |
5» 8 | Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental Anos Finais – Matemática | 100h | |
6 | Módulo VI – MATEMÁTICA E METODOLOGIA – 4 meses | 400h | |
6» 1 | Métodos Numéricos e Computacionais | 40h | |
6» 2 | Análise Matemática | 40h | |
6» 3 | Fundamentos e Metodologia do Ensino Fundamental e Médio | 40h | |
6» 4 | Educação Matemática Escolar | 40h | |
6» 5 | Cálculo de Funções de Várias Variáveis | 40h | |
6» 6 | Direitos Humanos e Diversidade | 40h | |
6» 7 | Projeto Multidisciplinar – Matemática e Metodologia | 60h | |
6» 8 | Estágio Supervisionado no Ensino Médio I – Matemática | 100h | |
7 | Módulo VII – TÓPICOS ESPECIAIS EM MATEMÁTICA – 5 meses | 500h | |
7» 1 | Teoria Aritmética dos Números | 60h | |
7» 2 | Recursos Computacionais no Ensino da Matemática | 60h | |
7» 3 | Metodologias Ativas | 60h | |
7» 4 | Geometria Analítica e Álgebra Linear | 60h | |
7» 5 | Geometria e Desenho Geométrico | 60h | |
7» 6 | Educação Profissional e Empresarial | 40h | |
7» 7 | Projeto Multidisciplinar – Tópicos Especiais em Matemática | 60h | |
7» 8 | Estágio Supervisionado no Ensino Médio II – Matemática | 100h | |
8 | Módulo VIII – EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL – 6 meses | 600h | |
8» 1 | Metodologia de Ensino da Educação de Jovens e Adultos | 40h | |
8» 2 | Ensino em Educação à Distância | 40h | |
8» 3 | Desenvolvimento Pessoal e Negociação | 60h | |
8» 4 | Pedagogia de Projetos na Era Digital | 40h | |
8» 5 | Mídia e Educação – Projeto | 40h | |
8» 6 | Seminário Interdisciplinar | 60h | |
8» 7 | Projeto Multidisciplinar Final de Matemática e Trabalho de Conclusão de Curso | 240h | |
TOTAL | 3220 horas |
Objetivo do Curso
O curso de Licenciatura em Matemática é uma excelente opção para profissionais que já possuem outras formações em bacharelado, tecnólogo ou licenciatura e desejam se especializar no ensino da matemática. Esta formação é ideal para aqueles que desejam transformar sua carreira e ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho, especialmente em um momento em que a educação de qualidade é cada vez mais valorizada.
Público-Alvo
Este curso é destinado a:
- Bacharéis de áreas como Física, Engenharia, Economia e Ciências Exatas, que buscam um complemento pedagógico e um aprofundamento em matemática.
- Tecnólogos que atuam em setores como Tecnologia da Informação, onde habilidades matemáticas são cruciais, e desejam explorar a didática do ensino.
- Licenciados em outras disciplinas que desejam diversificar suas carreiras, ingressando na educação matemática e contribuindo para o desenvolvimento da formação de novos estudantes.
Estrutura do Curso
O currículo da Licenciatura em Matemática é projetado para proporcionar uma formação sólida e abrangente, incluindo disciplinas como:
- Fundamentos da Matemática
- Didática e Metodologia do Ensino de Matemática
- Geometria Analítica e Espacial
- Cálculo Diferencial e Integral
- Estatística e Probabilidade
- Tecnologia Educacional e Recursos Didáticos
Os alunos têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em atividades práticas e projetos que enriquecem sua formação, preparando-os para enfrentar os desafios do ambiente educacional.
Benefícios para o Mercado de Trabalho
- Aperfeiçoamento Profissional: A formação em Licenciatura em Matemática oferece uma base sólida em conteúdos e práticas pedagógicas, aumentando a empregabilidade em instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas.
- Diversificação de Oportunidades: Graduados podem atuar em diferentes contextos, como escolas de educação básica, cursos preparatórios, plataformas de educação online e elaboração de materiais didáticos.
- Desenvolvimento de Habilidades Pedagógicas: O curso desenvolve competências em comunicação, planejamento de aulas e avaliação, essenciais para o desempenho eficaz em ambientes educacionais.
- Valorização no Mercado: Professores de matemática são altamente demandados, especialmente em um cenário onde a qualidade da educação é priorizada. Essa formação proporciona um diferencial competitivo.
- Interdisciplinaridade: O curso integra conhecimentos de áreas como Educação, Psicologia e Tecnologias, formando profissionais que compreendem a complexidade do ensino e aprendizado da matemática.
- Impacto Social: Ao se formar em Licenciatura em Matemática, os graduados desempenham um papel vital na formação de novos cidadãos, promovendo o pensamento crítico e a resolução de problemas, habilidades fundamentais para o século XXI.
O curso de Licenciatura em Matemática é uma escolha estratégica para quem busca uma segunda graduação que complemente sua formação anterior e abra novas portas no mercado de trabalho. Com um currículo dinâmico e prático, o curso prepara os alunos para se tornarem educadores competentes e inspiradores, prontos para enfrentar os desafios do ensino da matemática. Se você deseja aprimorar suas habilidades educacionais e fazer a diferença na vida de seus alunos, essa é a oportunidade ideal para transformar sua carreira e impactar positivamente a educação.