Especialização em 4 meses com 450 horas.
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Matriz Curricular
MÓDULO | DISCIPLINA | CH |
---|---|---|
1 | Didática do Ensino Superior | 40h |
2 | Ética | 40h |
3 | Metodologia da Pesquisa Científica | 40h |
4 | Introdução a Big Data e Internet das Coisas (IOT) | 90h |
5 | Framework de Big Data | 60h |
6 | Introdução a Ciência de Dados | 60h |
7 | Preparação e Análise Exploratória de Dados | 60h |
8 | Banco de Dados não Relacional | 60h |
TOTAL | 450h |
Sobre o curso
Formar profissionais com habilidades para atuar com framework de big
data, desenvolvendo conhecimentos de banco de dados não relacional e análise exploratória de
dados.
Definição
Big data é um termo recente e por isso não existente na maior parte de dicionários de estatística. São dados multivariados e de elevada dimensão, geralmente criados em tempo real e apresentam um crescimento exponencial (na escala temporal), nomeados de megadados.
Quanto mais dados são gerados, maior é o esforço para extrair informações, e os centros de dados tiveram que aprender a lidar com o crescimento exponencial de dados gerados e tiveram que desenvolver ferramentas que fossem para além de bancos de dados relacionais e sistemas paralelos de bancos de dados. Sendo assim, a velocidade para obter a informação faz parte do sucesso que o big data pode proporcionar em sua empresa. O conceito de big data foi definido inicialmente por 3’V mas a literatura mostrou que seu conceito pode ser expandido para 5’V, representados pelos seguintes conceitos:
- Volume: relacionado a grande quantidade de dados gerados;
- Variedade: as fontes de dados são muito variadas, o que aumenta a complexidade das análises;
- Velocidade: Devido ao grande volume e variedade de dados, todo o processamento deve ser ágil para gerar as informações necessárias;
- Veracidade: A veracidade está ligada diretamente ao quanto uma informação é verdadeira.
- Valor: Este conceito está relacionado com o valor obtido desses dados, ou seja, com a “informação útil”.
Mercado de Trabalho
As oportunidades de trabalho na área de estatística estão aumentando graças à proliferação de programas para análise de dados e seu uso, especialmente, na tomada de decisão com objetivos estratégicos como: políticas de governo, seleção de investimentos, gestão de empresas e negócios, etc. O big data permite trabalhar com grandes volumes de dados, por vezes, não aceitos pelos grandes programas estatísticos. No Brasil existe a profissão de Estatístico, regulamentada pelo Decreto Federal nº 62497 de 1968. Este profissional é treinado para trabalhar com estruturas de dados, em seu manuseio para extração de informação estratégica, nos métodos estatísticos de análise e em programação para sua análise estatística, de modo a se obter conclusões com margens de erro controladas para a tomada de decisões com base nos dados disponíveis.
Objetivo
Proporcionar formação abrangente sobre os conceitos relacionados ao big data, desde a concepção, plano de negócio, implementação, integração e publicação nos provedores de serviços.
- Compreender técnicas, ferramentas e tecnologias básicas e avançadas do framework.
- Identificar e discutir conceitos emergentes relacionados a exploratória de Dados.
- Atuar de forma empreendedora na criação de novos negócios, utilizando os conceitos e técnicas apreendidos.
- Projetar um site empresarial usando Python.